Governo do Estado do Espírito Santo
14/02/2019 17h49 - Atualizado em 14/02/2019 17h50

Representantes de afluentes do Rio Doce no ES debatem metas com a Agência Estadual de Recursos Hídricos

A reunião aconteceu na sede da Agerh, em Vitória. Foto: Francine Leite/Asscom

Cinco comitês compõem a faixa capixaba do rio que nasce em Minas Gerais e deságua no litoral do Espírito Santo

A primeira reunião do ano entre a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e os comitês que representam a porção capixaba da região hidrográfica do Rio Doce foi de boas-vindas e alinhamentos. O encontro contou com a participação do diretor-presidente da Agência, Fabio Ahnert, e aconteceu nesta quinta-feira (14), na sede da Agerh, em Vitória.

Na oportunidade, os comitês apresentaram um planejamento para as principais atividades previstas até o fim de 2019 e que precisam de apoio da Agerh. As entidades também vão participar das capacitações previstas para os próximos três anos para o sistema envolvido na gestão das águas do Estado.

Os membros dos comitês relataram as dificuldades e os avanços no trabalho exercido nas bacias hidrográficas. A região banhada pelos rios foi bastante impactada com a última crise hídrica e a poluição trazida pela lama de rejeitos de mineração.

“É uma região que precisa de atenção, pois o último Plano de Recursos Hídricos da bacia previu cenários de comprometimento da água e nós temos que trabalhar para que isso não se concretize”, afirmou Fábio Ahnert, diretor-presidente da Agerh.

Os participantes vieram de Sooretama, Governador Lindenberg, Linhares, São Roque do Canaã, Colatina e outros municípios do norte e noroeste do Estado banhados pelo Rio Doce e seus afluentes.

Afluentes do Rio Doce

A porção capixaba da região hidrográfica do Doce é formada por cinco comitês (CBH's) e banha boa parte do norte e noroeste do Espírito Santo. São eles:

CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce

CBH Guandu

CBH Pontões e Lagoas do Rio Doce

CBH Santa Joana

CBH Santa Maria do Doce

Os comitês funcionam como gestores das bacias hidrográficas. São órgãos consultivos colegiados, compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água (como companhias de abastecimento, agricultores e indústrias), eleitos a cada dois anos. A Agerh, como agência reguladora, dá apoio executivo e recebe as demandas dos comitês.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite
(27) 3347-6207/ 99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard