Governo do Estado do Espírito Santo
17/01/2023 17h11

Agerh realiza entrega de dez veículos aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) está realizando a entrega de dez veículos novos que serão destinados aos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Espírito Santo para o atendimento a diversas demandas.

Os veículos da marca Fiat Mobi motor 1.0, modelo 2022/2023, foram alugados com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), cujo repasse se dá mediante o cumprimento de metas.

Os veículos serão destinados a dez comitês que abrangem todo o Estado. Entre eles estão Barra Seca e Foz do Rio Doce, Guandu, Itapemirim, Itaúnas, Jucu, Litoral Centro Norte, Rio Novo, Santa Maria da Vitória, São Mateus e Santa Maria do Doce.

Com os novos veículos, diversas demandas de atribuição dos comitês poderão ser atendidas, como, por exemplo, as de mobilização, debates e articulação social, permitindo uma construção coletiva de discussões e soluções sob o uso dos recursos hídricos.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Novo, Mauricio Vieira, destacou que o carro é uma ferramenta muito útil e importante ao trabalho do comitê. “Utilizamos o veículo em prol do comitê e para diversas atividades que podemos desenvolver com o carro. Além disso, podemos fazer o trabalho também de uma forma itinerante, possibilitando realizar reuniões, visitas em campo, mapeamentos e o desenvolvimento de ações para inundações, enchentes e secas”, disse.

A diretora Administrativa Financeira da autarquia, Solange Malta, ressaltou que todos os dez veículos serão repassados pela Agerh para a presidência dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado. Ela acrescentou que os veículos estão sendo entregues após agendamento e assinatura de um termo de responsabilidade e cada CBH teve direito a um carro. “Cada comitê, considerando suas demandas, definiu a necessidade de solicitação ou não do veículo. Dos 14 comitês, dez formalizaram o pedido e já estão recebendo os carros”, acrescentou.

Os dez veículos novos estão disponíveis aos comitês desde essa segunda-feira (16). Até a tarde desta terça-feira (17), seis veículos foram entregues à presidência dos comitês.

O diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, ressaltou a importância dessa entrega para as atividades dos comitês. “Com os novos carros, os comitês poderão realizar suas diversas atribuições, atuando de forma mais assídua nas áreas de Bacias Hidrográficas, além de apoiar no cumprimento das agendas dos comitês”, pontuou.

Comitês de Bacias Hidrográficas

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos colegiados da gestão de recursos hídricos, com representatividade do poder público, dos usuários de água e da sociedade civil, que têm atribuições de caráter normativo, consultivo e deliberativo e integram o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Espírito Santo conta com 14 Comitês de Bacias Hidrográficas. São eles: 

Comitê de Bacia Hidrográfica de Itaúnas, São Mateus, Barra Seca e Foz do Rio Doce; Pontões e Lagoas do Rio Doce; Guandu, Santa Joana, Santa Maria do Doce, Litoral Centro-Norte, Santa Maria da Vitória, Jucu, Benevente, Rio Novo, Itapemirim e Itabapoana.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Kelly Badaró
(27) 3347-6207
asscom@agerh.es.gov.br

Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES - Agência Estadual de Recursos Hídricos

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard