Governo do Estado do Espírito Santo
05/04/2019 14h31

Cadastro de uso da água para irrigação no ES cresce mais de 300% no primeiro trimestre

Atendimento no Posto Avançado da Agerh, em Linhares.

Cadastramentos cresceram principalmente no interior, onde estão os postos avançados da Agerh.

Nos primeiros três meses do ano, 1665 agricultores se cadastraram como usuários de água para irrigação no Espírito Santo. Um crescimento de 341% em relação ao mesmo período de 2018. No último mês de março, mais de 600 pessoas compareceram à sede da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) ou aos postos avançados do órgão no interior do Estado.

Os números se referem a produtores rurais que querem começar a captar ou já usavam água para irrigação de lavouras e/ou dar água à produção animal no Espírito Santo, mas não estavam regularizados junto à Agerh.

Para conhecer melhor esses usuários e a quantidade de água que eles demandam, a Agerh iniciou uma campanha de cadastramento em todo o Estado. O projeto começou em 2017, quando a Agerh, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), abriu postos avançados em várias cidades do Estado.

Por meio de formulário online e presença em municípios no interior, em menos de dois anos a Agerh já cadastrou mais de 5800 irrigantes capixabas. “A meta é ampliar esse número, para identificarmos com mais clareza a quantidade de água que a agricultura demanda, possibilitando ações de planejamento mais efetivas junto aos setores produtivos e ambiental”, explica o geógrafo e coordenador do projeto na Agerh, Antônio de Oliveira Júnior. 

O cadastro é totalmente gratuito e contribui para análises e ações de recuperação das bacias hidrográficas capixabas. Os dados possibilitam que a análise e emissão de outorga sejam mais eficientes.

No ato do cadastramento, o atendente analisa o volume demandado pelo irrigante - podendo mantê-lo ou alterá-lo de acordo com a disponibilidade do rio. O usuário então recebe um certificado que torna sua situação regular até a emissão da outorga. Com o documento em mãos, produtores rurais podem apresentá-lo a bancos e instituições financeiras para ter acesso a linhas de crédito.

> Confira os números da campanha de cadastro de usuários de recursos hídricos e a lista dos postos avançados da Agerh no interior do Espírito Santo

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)

Francine Leite

Tels.: (27) 3347-6247|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard